O Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Área) formalizou, na próxima terça (29), a criação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa tem como foco o fortalecimento de ações voltadas à proteção de vítimas de violência de gênero, além da promoção de campanhas educativas e da realização de um Fórum Regional inédito sobre o tema.
O evento de oficialização ocorreu na sede do consórcio e contou com a participação de representantes de municípios consorciados. O encontro também recebeu o suporte virtual do presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.
A nova instância será coordenada por Clau Camargo, presidente do Fundo Social e primeira-dama de Arujá, com o suporte de Roberta Taino, secretária de Políticas para Mulheres e primeira-dama de Biritiba Mirim, que assumiu como coordenadora-adjunta.
“Hoje é um dia histórico. Instituir a Câmara Técnica de Políticas para Mulheres no Condemat+ vai nos dar força para pleitear programas junto ao governo do Estado, ampliar e fortalecer as nossas ações, além de compartilhar experiências bem-sucedidas entre os municípios. É um tema urgente e abrangente que precisa estar na pauta do dia da sociedade”, reforçou Clau Camargo.
Entre as principais medidas já definidas através da câmara fica a planejamento do primeiro Fórum Regional de Políticas para Mulheres. O acontecimento, previsto para ocorrer em Suzano no segundo semestre, vai unit representantes do poder público, organizações da sociedade civil e instituições parceiras para debater iniciativas de acolhimento, habilitação e proteção às mulheres.
Outro momento de destaque é a ampliação do programa “E agora, José?”, que procura conscientizar homens condenados por violência doméstica sobre os impactos de suas ações. A iniciativa, que já ocorre em algumas cidades em cooperação com o Tribunal de Justiça, deve ser estendida a todos os municípios da área.
Também foi discutida a padronização do protocolo de atendimento a mulheres vítimas de violência, com foco na integração de serviços como o Programa Acolhe – uma cooperação entre o Instituto Avon e o Condemat+.
A retomada da câmara técnica, que havia sido incorporada ao grupo de Assistência Social em 2019, atende a um pleito das gestões municipais e da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, liderada através da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arujá, Cristiane Araújo de Oliveira. O grupo reúne 25 parlamentares eleitas da área e terá participação ativa na nova estrutura.
O colegiado será composto por representantes das cidades consorciados e três integrantes da Frente Parlamentar: a própria Cristiane, além das vereadoras Carlinda Tinôco (Guarulhos) e Priscila Yamagami (Mogi das Cruzes).
A reunião de instalação contou ainda com a presença de diversas gestoras municipais, incluindo Deborah Raful (Suzano), Lívia Bolina (Mogi das Cruzes), Laudijane Cavalcante (Poá), Patrícia França (Santa Branca), Lúcia Naf (Mairiporã), Maria Aparecida Fonseca (Itaquaquecetuba), Vanessa de Freitas (Guarulhos), Ediléia Costa (Ferraz de Vasconcelos), Gabrielle dos Santos (Santa Isabel), Kely Miranda (Salesópolis) e Bruna Mingatos (Guararema), entre outras.
Condemat+ cria Câmara Técnica de Políticas para Mulheres no Alto Tietê
Com finformações de NoticiasdeMogi




