O transporte sem custo para estudantes cadastrados no exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cidades da área continua valendo para segundo dia de provas, que realiza-se domingo agora (10). O benefício será promovido em Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. Para conseguir a gratuidade, é necessário apresentar o comprovante de inscrição e documento com foto. O sistema de transporte metropolitano do Governo do Estado também terá a gratuidade, mas sem necessidade de comprovação.
Em Suzano, o benefício é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e a Radial Mais Transportes, para melhorar o deslocamento dos estudantes aos locais de prova, levando em consideração o alto número de cadastrados. A gratuidade terá horários específicos para todas as linhas municipais operadas através da Radial e será válida das 11 às 13 horas e das 17 às 19 horas. O sistema complementar, feito por vans, e os ônibus intermunicipais não estão inclusos nesta ação.
Mogi
Em Mogi os candidatos terão transporte sem custo nos momentos entre 9 e 13 horas, e entre 18 e 22 horas. O município conta com 7.395 cadastrados confirmados. O oferecimento da gratuidade no transporte, segundo a prefeitura, é definido através da através da Lei Municipal 7.736, de 2021.
Itaquaquecetuba
Em Itaquá a isenção vale por duas horas antes e duas horas depois de a prova, sendo promovido nas 20 linhas municipais. O benefício, segundo a prefeitura, dá direito a duas passagens (ida e volta), melhorando o deslocamento em toda o município. O município tem 4.213 cadastrados confirmados.
Poá
Em Poá os ônibus ficarão disponíveis gratuitamente entre 7 e 19 horas. A pasta também fará o monitoramento do trânsito nos locais de prova localizados em vias com maior movimentação de veículos.
Ferraz
Em Ferraz os 2.818 candidatos cadastrados serão beneficiados, por intermédio de um acordo entre a Prefeitura e a concessionária Alto Tietê Transportes (ATT). Todas as linhas de ônibus municipais ficarão à disposição dos candidatos do Enem das 11 às 13 horas, e depois de as provas, das 17 às 19 horas.
Estado
Através do Governo de São Paulo, a gratuidade valerá para todos os passageiros que utilizarem o sistema metropolitano de transporte público sobre trilhos e ônibus intermunicipais, no momento das 9 às 21 horas.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) instrui a todos que programem a viagem para os locais de provas com antecedência para desfrutarem a gratuidade dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô e ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação.
A gratuidade valerá também para as linhas de metrô e trem operadas pelas concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), sob gestão da Secretaria de Parceria em Investimentos.
Com informações de PortalNews




