Ações preventivas serão acentuadas no próximo dia 1º de dezembro pretendendo as ocorrências provocadas pelas fortes chuvas de verão
A Secretaria de Segurança de Poá, com o auxílio da Defesa Civil, dará começo no próximo dia 1º de dezembro à Operação Verão 2024/2025. A ação, que vai até março de 2025, pretende oferecer mecanismos de comunicação mais ágeis e eficientes com o povo no momento de fortes chuvas de verão. A operação será realizada através da Defesa Civil com o suporte das demais secretarias municipais.
No final da primavera e todo o verão, cresce o número de ocorrências desastrosas provocadas por precipitações pluviométricas intensas, particularmente as enchentes, escorregamentos, assim como a ocorrência de fortes ventos que provocam grandes danos à população.
A Operação Verão, que compreende ações preventivas, procedimentos emergenciais, apoio assistencial e ajuda humanitária, a serem adotadas através do Poder Público Municipal, pretende diminuir ameaças à integridade física dos munícipes e prevenir possíveis perdas de vidas humanas em decorrência de alagamentos, inundações e deslizamentos durante este momento, prioritariamente, em situações de emergências.
A Operação Verão 2024/2025, realizada através da Defesa Civil, coordenará, no decorrer das próximas semanas, ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, pretendendo impedir os desastres ou minimizar seus impactos para o povo.
“As nossas equipes realizam, ao longo de todo o ano, o acompanhamento e as vistorias de campo nas áreas de risco da cidade. Entretanto, intensificamos as ações nesta época do ano e procuramos estar sempre atentos aos sinais de alerta nestes locais”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Wilson Junior Baptista.
O coordenador pede ainda que, no caso do surgimento de fendas, depressões nos terrenos, rachaduras nas casas ou algum outro sinal de instabilidade, os munícipes informem imediatamente a Defesa Civil.
As outras secretarias municipais atuarão no suporte e atendimento à população vulnerável e afetadas pelas tempestades. “Precisamos estar preparados, com equipe pronta para orientar e realizar desde o isolamento e monitoramento de pontos de alagamento até áreas de risco e retirada de famílias. Todo este trabalho é feito em conjunto com as equipes de Saúde, Educação, Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Segurança e Trânsito”, elencou o secretário de Segurança Urbana de Poá, Marcos Xavier.
Ações
Entre as ações já em execução através da Prefeitura Municipal, fica a limpeza de tubulações, bocas-de-lobo e bueiros, além do desassoreamento dos córregos da cidade – esta última ação realizada com o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais junto à Secretaria de Obras. O objetivo é diminuir os impactos causados pelas chuvas de verão.
Para casos de urgência e emergência, os telefones são:
Defesa Civil – 199
Bombeiros – 193
Guarda Civil Municipal – 153
Polícia Militar – 190




