edp-realiza-‘blitz-de-seguranca’-em-poa-para-prevenir-acidentes-com-energia-na-construcao-civil

EDP faz ‘Blitz de Segurança’ em Poá para prevenir acidentes com energia na construção civil

O município de Poá, recebe, nesta terça (15) e quarta-feira (16), a ‘Blitz de Segurança’, da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, com o intuito de conscientizar os cidadãos para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil.

A ação, que percorrerá canteiros de obras da cidade, faz parte da campanha de segurança da companhia e marca o Dia do Trabalhador da Construção Civil, festejado em 26 de outubro.

Um veículo adaptado da EDP permanecerá em circulação pela cidade, reforçando orientações de segurança para impedir acidentes com as redes elétricas. O veículo consegue simular situações de risco vivenciadas na prática por estes profissionais, com um poste, um transformador e cabos de alta tensão.

Durante a ação, os trabalhadores serão convidados a fazer parte de uma experiência para aprender, na prática, que acidentes com a rede elétrica podem ocorrer até mesmo quando se chega perto da fiação. Além de tudo, serão entregues folhetos com informações e dicas de segurança para quem estiver presente.

“A segurança é o valor mais importante para a EDP e estar presente nas comunidades de sua atuação, realizando ações que contribuam ativamente para minimizar riscos e ampliar o conhecimento sobre o comportamento seguro com energia elétrica, é uma forma concreta de transformação social por meio da educação e informação de qualidade”, falou Stevon Schettino, gestor de operação da EDP.

Veja abaixo algumas dicas para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:

  • Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos;  
  • Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica e regulamentações específicas.  
  • Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e analise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre regiões de risco elétrico;  
  • Reconhecimento de fios e cabos: Antes de começar qualquer atividade com instalação elétrica interna, reconheça os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para melhorar o reconhecimento.  
  • Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contrachoques elétricos e outros riscos.
  • Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além de tudo, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não existe risco de encostar na rede elétrica.

Vale evidenciar que, em caso de ocorrências que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica, a Concessionária deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento:

  • Site www.edponline.com.br  
  • App EDP Online  
  • WhatsApp EDP: (11) 9 3465-2888
  • Central de Atendimento: 0800 721 0123
  • Agências de atendimento presencial  

EDP faz ‘Blitz de Segurança’ em Poá para prevenir acidentes com energia na construção civil

Com finformações de NoticiasdeMogi