flavia-verdugo

Flavia Verdugo

PERFIL

Flávia Verdugo, candidata à prefeita de Poá 

Assistente social, mestre em Ciências da Saúde e psicanalista, Flávia de Souza Verdugo, 36 anos, nasceu no dia 19 de janeiro de 1988 em Mogi das Cruzes, foi criada em Ferraz de Vasconcelos e vive o dia a dia da cidade de Poá existe mais de dez anos. Divorciada, foi casada por 11 anos. Dessa união nasceu sua filha Vallentina Verdugo, de 10 anos. 

Em 2014, Flávia foi aprovada em um concurso para Assistente Social em Poá, onde atuou por mais de 10 anos, inclusive como secretária de Saúde, até pedir exoneração no começo de 2024. Antes, foi servidora pública no município de São Paulo, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), onde atendeu no Pronto Atendimento de psiquiatria, no Hospital Dia e na enfermaria psiquiátrica. Também foi servidora através da Prefeitura de São Paulo no CAPS-AD, Cracolândia, como Gerente de Caso. 

Composta em Serviço Social através da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), mestre em Ciências da Saúde através da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) na área de Neurologia, Flávia Verdugo também é psicanalista composta através da Sociedade Brasileira de Psicanálise. 

Por seu currículo e toda a sua vivência na área da Saúde, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, convocou Flávia para assumir a Diretoria de Atenção à Saúde, na Secretaria de Saúde, onde ela administrou 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Odontologia, a Educação Permanente, a Assistência Farmacêutica, a Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPS/VDS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a Rede da Pessoa com Deficiência. 

Pelos notáveis resultados alcançados em Suzano, um novo desafio foi proposto à Flávia, dessa vez através do deputado federal Marcio Alvino, através do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, e, outra vez, através do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi: Flávia foi empossada presidente do PL de Poá no dia 23 de novembro de 2023. 

Mais recentemente, ela foi formalmente anunciada pré-candidata a prefeita de Poá através da chefia do PL e promete trabalhar muito para transformar o município. 

PROPOSTAS

EDUCAÇÃO:

Sugere ampliar as vagas em creches, valorizar o corpo docente, defender acessibilidade nas escolas e aumentar a segurança nas instituições de ensino. Além do que, pretende determinar parcerias com Etecs e Fatecs para cursos noturnos e expandir programas de estágio e jovem aprendiz.

SAÚDE

Planeja reabrir o Saúde da Criança, concluir a UPA 24 horas de Calmon Viana, retomar o programa estratégia de saúde da família e realizar um sistema de telemedicina. O foco também permanecerá na ampliação da oferta de serviços especializados e na melhoria do transporte de pacientes.

SEGURANÇA

Sugere aumentar o efetivo da Guarda Municipal, promover ações integradas com as polícias civil e militar e realizar tecnologias de segurança, como câmeras de vigilância. A criação de um Núcleo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência é uma das prioridades.

MOBILIDADE URBANA

Serão implantados semáforos inteligentes e um terminal rodoviário intermunicipal. A candidata também incentiva o uso de transporte não motorizado e se compromete com a implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo municipal.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Pretende desburocratizar a abertura de empresas, oferecer capacitação e promover linhas de crédito para microempreendedores. A criação de uma incubadora de empresas e parcerias com instituições de ensino são propostas para fomentar a geração de renda.

HABITAÇÃO 

A candidata se compromete a agilizar a regularização fundiária, promover programas de aluguel social e requalificar habitações insalubres em colaboração com as esferas estadual e federal.

Com informações de PortalNews