O Mutirão Poupatempo da Saúde iniciado no sábado anterior (08/03), data em que foi festejado o Dia Internacional da Mulher, tem cumprido seu papel de diminuir as filas de espera por exames ginecológicos. Centenas de mulheres já foram atendidas e realizaram exames preventivos, como ultrassom de mama, transvaginal e pélvico, além de mamografia e papanicolau. A ação continua até sexta-feira (14) com atendimentos no Centro Municipal de Especialidades (CEME) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nova Poá.
O prefeito Saulo Souza acompanhou os dois primeiros dias de mutirão e destacou sua importância para as mulheres que aguardavam existe muito tempo na fila para a realização dos exames. “Essa foi a forma que encontramos para fazer uma justa homenagem para as poaenses. Essa é uma ação que salva vidas e que segue até sexta-feira para que todas as mulheres que aguardam consigam comparecer. Quando a mulher está bem, a família toda está bem e o nosso compromisso é garantir o seu bem-estar”, frisou o prefeito.
Além dos atendimentos, o mutirão também contou com diversas atividades preparadas através da Secretaria da Mulher em colaboração com o Fundo Social de Poá, entre elas sessões de massoterapia, auricoterapia, Bazar Solidário, confecção de tranças, maquiagem, esmaltação e assessoria jurídica. ‘Nós pensamos em uma programação especial preparada com muito carinho para celebrar o Dia Internacional da Mulher. É uma semana especial para as mulheres se cuidarem e trabalharem a prevenção”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza.
Exames
Conforme secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, o mutirão continua até sexta-feira com o objetivo de cuidar da saúde feminina e diminuir a demanda de pacientes que estão existe muito tempo aguardando na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) para fazer o exame de ultrassom. “Essas mulheres já foram avisadas sobre o exame aqui no CEME e são aguardadas pelas nossas equipes. No caso da mamografia na UBS da Nova Poá, a agenda está aberta para a população, assim como o papanicolau”, explicou.
Ele lembrou ainda que o Ministério da Saúde aconselha a realização da mamografia a cada dois anos em mulheres entre os 50 e 69 anos. “Abaixo dos 40 anos, esse exame pode ser indicado para quem possui suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade”, explicou.
Palestra
Na próxima quinta (13), também como parte da programação para a Semana da Mulher, será realizada a começar das 9h30, na Câmara Municipal, uma palestra sobre equilíbrio humano com o médico Newton dos Reis Zanetta.
Com informações de PortalNews




