Força-tarefa conjunta entre GCM, PM e Defesa Civil reforça segurança e apreende drogas em operação coordenada através do Condemat+
Uma operação conjunta de segurança pública mobilizou diferentes forças policiais no Alto Tietê na última quinta-feira (15), com participação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá. A ação, denominada “Operação Fronteiras Seguras”, integrou esforços da GCM, Polícia Militar e Defesa Civil para reforçar o enfrentamento ao crime na área, com foco em cidades integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).
Com começo às 15h e encerramento às 23h, a operação promoveu pontos de bloqueio em locais estratégicos de Poá e municípios vizinhos, baseando-se em dados coletados através da inteligência das corporações. A operação foi planejada e coordenada através da Câmara Técnica de Segurança do Condemat+. “A proposta de fronteiras seguras visa justamente reduzir os índices de criminalidade por meio da troca de informações, uso de inteligência policial e, principalmente, atuação direta das forças de segurança em locais de maior vulnerabilidade”, explicou o comandante da GCM de Poá, José Ferreira de Souza.
Em Poá, as equipes realizaram averiguações em três pontos conhecidos através da prática de tráfico de entorpecentes. Como resultado, foram confiscados 195 invólucros de drogas, entre maconha, cocaína, crack e lança-perfume. Além do que, foram abordados motoristas de 13 veículos, de 31 motos e 42 pedestres. Também foram emitidas 29 notificações por infrações de trânsito, reforçando o caráter preventivo e fiscalizador da ação.
Conforme o prefeito Saulo Souza, o objetivo é manter a frequência das mobilizações conjuntas para manter o cerco à criminalidade e inibir ações ilícitas de forma contínua. “A operação também tem um caráter educativo, com os agentes da GCM orientando motoristas e moradores sobre regras de trânsito e segurança pública, que é prioridade em nossa gestão”, completou.




