Iniciativa ocorre das 14 às 18 horas, no Centro Esportivo Antônio Sanches, com o suporte das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Esportes
O Circuito Sesc de Artes 2025 chega no município de Poá no próximo sábado (10), com diversas atrações culturais e artísticas. A iniciativa ocorre das 14 às 18 horas, no Centro Esportivo Antônio Sanches (avenida Vital Brasil – de frente à ETEC). O acontecimento feito através do SESC, em colaboração com a Prefeitura de Poá, tem o suporte das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Esportes.
A diversidade artística será a marca do acontecimento. Haverá apresentações de música, dança, oficina de artes, mostra de cinema e literatura com entrada gratuita. “Toda população está convidada para prestigiar essa grande celebração cultural. Será uma tarde de sábado diferente, repleta de arte, diversão e interação”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Poá, Paulo Barbosa.
Para o prefeito Saulo Souza, a parceria com o Sesc vai promover em Poá um grande encontro entre artistas, moradores e visitantes em um espaço público. “Eventos como esse são fundamentais para estimular o uso dos espaços públicos com ações de qualidade. Agradecemos ao Sesc por incluir Poá neste importante circuito cultural e esperamos que todos aproveitem ao máximo as atrações oferecidas”, frisou o prefeito.
Programação
Na música, a Banda Sianinhas, de São Luiz do Paraitinga (SP), apresenta o apresentação “Canárias e Pintassilgas”. Estabelecida exclusivamente por mulheres, o apresentação apresenta um repertório que inclui composições autorais, músicas de personalidades locais e canções da cultura popular. Já o DJ Murilo Martins, traz influências que vão das rodas de samba às manifestações culturais negras e africanas. O público conseguirá acompanhar músicas que passam por gêneros como soul, jazz, reggae e rap.
A experiência cinematográfica supera a tela tradicional com a Mostra de Realidade Virtual – “Sonhos”. Em diálogo com a Mostra Internacional de Cinema, a produção dirigida através do chinês Qing Chao convida o espectador a uma jornada onírica consciente. Com óculos de realidade virtual, o público observa, de olhos abertos, o enigmático mundo dos sonhos.
Conduzida por artistas de São Luiz do Paraitinga, a atração literária fica por causa dos Amigos do Sacis e outros Encantados. Entre livros e cordéis, as pessoas que participam conseguirão encontrar sacis e seres encantados da floresta, brincar de rima e desvendar coletivamente os versos mais variados. A atividade é ideal para quem gosta de ler e ouvir histórias.
No universo da dança, o grupo Debonde Cia. De Dança, traz a apresentação “Debandada”. Estabelecida no Rio de Janeiro, a companhia chega às ruas de São Paulo com seis dançarinos e uma intérprete de libras. Nesta intervenção, a proposta é criar uma cena ao vivo junto com as pessoas que participam, em diálogo com o município e com a cultura local. E não precisa ter experiência em atuação ou em dança para ser parte: é só se movimentar junto com o coletivo.
A Companhia Vagalume Brinquedos, traz a oficina cultural Brinquedos de Tronquinhos. As pessoas conseguirão construir brinquedos enquanto se divertem, socializam e ouvem música. Os artistas visuais de Sorocaba (SP) ensinarão o público a confeccionar barquinhos e bonecos com início de cascos de árvores, galhos, folhas, flores, sementes, retalhos de tecidos, barbante, bolachas de madeira e gravetos.
Serviço:
Circuito Sesc de Artes 2025 – Etapa Poá
Data: 10 de maio
Horário: 14 às 18 horas
Local: Centro Esportivo Antônio Sanches
Endereço: Avenida Vital Brasil – de frente à ETEC de Poá




