prefeitura-de-poa-inicia-operacao-de-inverno-com-reforco-no-servico-de-acolhimento-para-pessoas-em-situacao-de-rua-e-seus-animai…

Prefeitura de Poá inicia operação de inverno com reforço no serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua e seus animai…

Com temperaturas em queda, gestão municipal impulsiona abordagens e ações sociais com abrigo, alimentação, higiene e apoio também para animais de estimação

Diante da queda nas temperaturas, a Prefeitura de Poá fica intensificando as ações de acolhimento para proteger o povo em situação de rua. Coordenada através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em colaboração com o Fundo Social e com o suporte da Defesa Civil, a iniciativa concede abrigo, alimentação, cuidados básicos de higiene e apoio também aos animais de estimação dessas pessoas. O objetivo é defender segurança, dignidade e proteção imediata durante o momento de frio intenso, minimizando os riscos à saúde e à vida dos mais vulneráveis.
“Vamos oferecer cinco refeições, uma cama aconchegante, chocolate quente e banho quente. Estamos ao lado das nossas equipes técnicas nessa linda corrente do bem para salvar vidas”, destacou o prefeito Saulo Souza, que, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Teixeira, apresentou mais detalhes da operação de inverno, dentre eles melhorias no abrigo, como a troca de colchões, roupas de cama e cobertores.
Uma das novidades reforçadas através do prefeito é a inclusão dos animais de estimação do povo em situação de rua no acolhimento emergencial. Para isso foram oferecidas casinhas para abrigar os cães, além de ração e outros itens. A medida atende a uma demanda recorrente dos beneficiados, que muitas vezes recusam o abrigo por não quererem se separar de seus companheiros. “A gente sabe que muitas dessas pessoas têm como companhia apenas o seu animalzinho. Garantir que eles também tenham abrigo é um gesto de respeito e humanidade”, afirmou o prefeito.

Contribuição do povo
As ações de abordagem e acolhimento são realizadas por equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que circulam através da cidade em busca de pessoas que ainda não foram incluídas na rede de atendimento. O secretário da pasta, Wellington Alves Teixeira, reforçou o papel do povo neste processo: “Quem identificar uma pessoa em situação de rua que ainda não foi abordada nem acolhida pode entrar em contato com nossas equipes. Elas estão de plantão para realizar a abordagem social. Dessa maneira, os munícipes contribuem para que essas pessoas sejam encaminhadas ao nosso serviço de acolhimento”, orientou. O telefone para pedido do serviço é o (11) 4639-9227.

Campanha do Agasalho
Além do acolhimento, o município continua com a Campanha do Agasalho, que neste ano tem o tema: “Poá tem pressa para cuidar e abraçar”. A iniciativa, liderada através da primeira-dama e presidente do Fundo Social, conta com quase 200 pontos de arrecadação espalhados por toda o município, incluindo edifícios públicos, secretarias municipais, escolas, igrejas, supermercados, lojas e empresas parceiras.
“A doação dos poaenses aquece vidas. Vamos ajudar quem mais precisa nesses dias de frio. Nossos pontos de arrecadação estão por toda cidade. Uma peça de roupa pode fazer toda a diferença”, ressaltou Flavia. A campanha aceita doações de roupas de inverno, cobertores, meias, luvas, calçados e outros itens em bom estado. Todos os materiais arrecadados são destinados diretamente às pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas equipes sociais da cidade.