Pessoas que planejam viajar para regiões com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata precisam revisar sua carteira de vacinação
A Secretaria de Saúde de Poá fica intensificando a vacinação contra a febre amarela no município, atendendo à direção do Governo do Estado. Conforme a pasta, pessoas com início de 9 meses, que ainda não foram vacinadas, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, para receber a dose e atualizar a caderneta de vacinação.
Gestantes e pessoas com início dos 60 anos precisam se vacinar exclusivamente com recomendação médica. As pessoas que planejam viajar para regiões com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata precisam revisar sua carteira de vacinação. “A vacina está disponível para toda a população e, nessa época de viagens, principalmente com a proximidade do feriado de carnaval, ela se torna ainda mais importante”, explicou o secretário de Saúde, Silvanei Cardoso Mamed.
Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm questionamentos se foram vacinados, precisam buscar uma unidade de saúde com através do menos 10 dias de antecedência da viagem.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença viral, prevenível por vacina, e transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos) por intermédio da picada dos mosquitos Aedes aegypti. Em casos mais graves pode trazer à morte. A doença tem dois ciclos de transmissão: selvagem (quando realiza-se em área rural ou de floresta) e urbano. Não existe transmissão direta de pessoa a pessoa.




